Skip to main content

APRENDA Como Cultivar Orquídea no Tronco de Árvore – Confira

Como Cultivar Orquídea no Tronco de Árvore

Para fazer o plantio da orquídea no tronco da árvore é necessário já ter a planta em questão plantada num vaso. O primeiro passo é retirar a planta do vaso em que se encontra, limpe então as raízes da sua planta. Tenha cuidado para não acabar machucando a planta.

Você pode usar fibra de coco para manter as raízes melhor protegidas. Na sequência é necessário encostar a planta na árvore e amarrá-la usando um barbante para que se fixe ao tronco. Observe que o tronco precisa ser saudável, rugoso e ter um toque áspero.

utilizar fibra de coco como manta para protegê-las. Em seguida, ela deve ser encostada na árvore e amarrada com um barbante para ficar bem fixada ao tronco, que precisa ser saudável, rugoso e áspero.

Dica

A muda de orquídea deve ser colocada na parte de cima do caule em especial naqueles casos que tem uma leve inclinação. Com isso a planta receberá mais água da chuva e com isso terá mais nutrientes. Ao fazer isso aguarde uns seis meses para que as raízes das orquídeas tenham se fixado para que não seja mais necessário contar com o apoio do barbante e também da fibra de coco.

Cuidados com a Orquídea Florescendo

Depois que a orquídea floresce é necessário remover as flores secas, faça isso manualmente. Se achar necessário pode usar uma tesoura e cuide para que a adubação seja feita num período de 15 em 15 dias. A irrigação deve ser feita manualmente, atente para fazer isso nos períodos que sejam mais secos uma vez que a planta recebe água vinda das chuvas e também do orvalho.

Cuidado com as Formigas

Fique atento ainda para adotar um cuidado especial para evitar as formigas, para isso aplique de forma periódica um formicida em torno da árvore sempre mantendo uma distância de cerca de dois centímetros. A muda deverá ser presa em placas que permitam que sejam penduradas. Amarre então nos ramos da árvore escolhida, pode ser uma palmeira.

Dica – Quando for regar o jardim não deixe de molhar as raízes.

Efeito Ornamental

As orquídeas são tão queridas pelas pessoas que gostam de plantas por ter efeito ornamental como é o caso dos dendróbios (Dendrobium fimbriatum) que tem lindas flores amarelas. O tom amarelo é tão forte e intenso que pode chegar até mesmo a ofuscar a vista.

No gênero Dendrobium é possível encontrar flores de várias cores como, por exemplo, Dendrobium nobile que sempre deixa os nossos olhos encantados, ideal para usar de enfeite numa árvore. Uma planta que pode ser cultivada também em vasos, quando a planta começar a sua florada pode ser pendurada numa árvore para trazer mais beleza para o jardim.

Catleias

As flores que são citadas na obra do escritor francês Marcel Proust, as catleias são orquídeas de cultivo bastante simples. O destaque dentre as catleias vai para a Cattleya intermédia que consegue ter uma boa adaptação no cultivo feito junto a palmeiras e também com plantas xerófitas. Uma coisa curiosa sobre as catleias é que elas não têm flores muito grandes, o formato é delicado numa inflorescência que é maior do que a muda.

Outras Opções de Orquídeas

Podemos citar ainda a orquídea Phaius que pode ser cultivada tanto no solo como em vasos. Contudo, ela necessita de um espaço que seja preparado especialmente para recebe-la. Para quem deseja cultivar a sua orquídea no vaso uma dica é pensar na Laelia tenebrosa.

Se desejar é possível pendurar a planta em ramos de árvores do jardim, bem legal para enfeitar o espaço durante o natal. O florescimento acontece no mês de dezembro o que pode ser legal para presentear as pessoas queridas com lindas plantas. Tem algumas orquídeas que contam com flores diferenciadas que trazem um toque mais exótico para o seu jardim, citamos como exemplo a brássia (Brassia verrucosa).

Outra bela opção é a Miltonia flavescens que conta com pequenas e simples flores que tem um perfume bem gostoso. As flores ficam reunidas numa inflorescência grande que ajudam a dar um acabamento diferenciado para o seu jardim.

O Cultivo de Orquídeas – Uma Paixão

Em geral quem cultiva orquídeas tem uma paixão especial pelas flores dessa planta e está sempre em busca de novas possibilidades. Nem sempre acontece de o paisagista acrescentar as orquídeas aos seus projetos, mas muitas pessoas acabam pedindo para que isso seja feito exatamente por essa paixão. Essas plantas são boas opções para compor qualquer jardim uma vez que são muito bonitas.

Confira esse vídeo que mostra como fixar orquídeas em árvores:

Muitos perguntam como pode haver tanta beleza em uma única flor, a natureza proporciona aos nossos olhos tamanha formosura que transforma qualquer pessoa em um mero ser a usufruir de tamanha grandeza, são elas, as orquídeas, em várias qualidades e uma soma incrível de tonalidades.

Hoje é muito fácil encontrar mudas até que a um preço bem acessível ao bolso de todos e com muita simplicidade na forma de tratá-las. Basta ter carinho por elas e gostar um pouco de flores. Para que possa dar início ao seu cultivo basta ter uma orquídea, barbante ou sisal, estilete ou tesoura, fibra do coqueiro seco, borrifador com água.

Retire a orquídea do vaso e separe toda a raiz, limpando-a e evitando ao máximo não machucá-las, coloque a folha do coqueiro encostando na orquídea, em seguida junte-a ao tronco de uma árvore e amarre com o barbante ou sisal. Borrife bastante água sobre a palha do coqueiro que em sequência irá também molhar as raízes da orquídea. Plante quantas orquídeas você quiser e depois de seis meses a um ano estas orquídeas irão florescer te proporcionando um ambiente repleto de muita alegria e beleza.

.