Skip to main content

Orquídeas podem ficar onde há ar condicionado?

É comum comprarmos orquídeas para deixar em escritórios, recepções, ou mesmo na nossa casa, onde nas épocas de calor ligamos o ar condicionado. No entanto, algumas plantas não se dão muito bem nesses ambientes com ar condicionado, e as orquídeas são algumas dessas. No entanto, isso não significa que nós não podemos deixa-las nesses locais.

O problema não é só o frio.

As orquídeas geralmente até toleram temperaturas mais amenas. Claro que sabemos que você não deixará a sua sala em 10 graus Celsius, pois ninguém aguentaria ficar lá também. No entanto, os aparelhos de ar condicionado tendem a ressecar o ambiente, reduzindo a umidade relativa do ar. Isso ocorre porque ao passar pela serpentina gelada do ar condicionado, a umidade do ar acaba condensada por lá, e a água acaba sendo eliminada por um tubo.

As raízes das orquídeas absorvem a água que precisam através da umidade do ar. Até por isso que as raízes podem acabar facilmente crescendo para fora do vaso, sem que isso signifique que precisamos troca-la de vaso. Se o ar está ressecado, a orquídea pode não absorver água suficiente, ficando desidratada.

Devo regar mais quando deixo no ar condicionado?

Devemos regar quando o substrato estiver bem seco. Não adianta querermos compensar a falta de umidade do ar regando mais as raízes. Isso poderia apodrecer as raízes, e a planta ficaria fraca ou morreria.

Posso então deixar no ar condicionado?

Você pode deixar a orquídea no ar condicionado, mas evite deixa-la nos locais que pegam a ventilação de forma direta, para evitar o ressecamento excessivo. Procure deixar a orquídea nos locais menos frios da sala, e lembre-se de considerar que a orquídea precisa de boa luminosidade para se manter saudável.

.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *